Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena
Qual a missão inicial da Comunidade das Irmãs Dominicanas no HOSA?
No Regulamento do Sanatório, de 1907, pode ler-se que …” às religiosas cabe a organização interna, a educação das crianças, a escrituração, a enfermagem, a boa ordem e o asseio”. Além de se ocuparem do cuidado com os Doentes, devem ministrar-lhes ensinamentos sobre a Doutrina. Devem ainda estabelecer com o Capelão o horário da Missa e da assistência religiosa aos Doentes e pessoal.”
Ao longo dos tempos, a presença das Irmãs Dominicanas foi transversal ao funcionamento do Hospital e foi comum encontrarem-se Irmãs como Enfermeiras de Bloco, nos Serviços de Internamento, nas Consultas Externas, como professoras na Escola primária do Hospital, na Gestão, nos Serviços Administrativos como a Logística, entre outros.
A Comunidade é residente no HOSA há mais de 100 anos, conhecedora de todos os serviços e organização do Hospital, dos colaboradores, e, sobretudo, da sua história e princípios inspiradores. Mantém-se ativa no Hospital e disponível para as solicitações da SCML e do Conselho Diretivo.
Atualmente, a sua missão ultrapassa a simples presença, o cuidado da Capela e do Culto, ainda que estas sejam de importância primordial.
A Congregação continua a ser reconhecida por FAZER O BEM SEMPRE e ao nível da Consulta Externa, a Comunidade dá apoio no acolhimento aos doentes e familiares, ao nível do Internamento, realiza visitas e conforta, particularmente nos momentos de maior sofrimento, físico ou espiritual. Participa no acolhimento aos visitantes do Hospital.
As Irmãs Dominicanas da Congregação desenvolvem as seguintes atividades: ↑
- na Obra de Sant’ Ana - Associação Católica de Antigas Doentes, com instalações dentro do Hospital que disponibiliza alojamento a doentes que necessitam de Consultas ou Tratamentos de Fisioterapia e não têm condições de o fazer em regime externo
- na Fraternidade de Sant’ Ana - Fraternidade Leiga Dominicana, que colabora activamente com as Irmãs em todos os actos de culto na Capela do Hospital
- na Comissão de Qualidade, Humanização Hospitalar, e
- no Conselho Diretivo do HOSA
Algumas Irmãs participam também em actividades de Pastoral, ao nível da Diocese, nomeadamente com os Religiosos e Religiosas do Patriarcado e colaboram com a Paróquia da Parede, na Catequese de Adultos, como preparação para o Batismo, quando solicitadas pelo Pároco. Desenvolvem, ainda, atividade de caráter pastoral e social, especialmente visitando doentes, no Domicílio e nos Lares.